Exposição NAZA10
A Polvo Concepts e a Eventors’Lab apresentam a Exposição NAZA10, uma exposição Fotográfica e Multimédia de Jorge Leal, que retrata a história da Onda da Nazaré entre 2011 e 2021.
A Exposição NAZA10 estará aberta ao público, gratuitamente, no Teatro Chaby Pinheiro, Nazaré entre 13 de fevereiro e 6 de março, todos os dias, das 11h00 às 19h00.
Exposição fotográfica imersiva que retrata uma década de história do surf mundial bem no epicentro de um dos maiores spots internacionais de ondas gigantes – Nazaré. Esta mostra de fotografias icónicas com filmes e projeções vídeo é da autoria de Jorge Leal, fotógrafo e realizador que acompanhou desde o primeiro dia o projeto Nazaré North Canyon, sinalizando Portugal no mapa do surf mundial de ondas gigantes. “Naza 10” estará patente até 6 de março, com curadoria e produção da Eventors’Lab.
Uma exposição que merece a sua visita, contamos consigo!
“Naza 10” é o título da exposição há muito aguardada na vila piscatória que viu nascer um dos mais memoráveis episódios da história do surf mundial – a maior onda surfada por Garrett McNamara, em novembro de 2011. O espólio agora exposto é da autoria de Jorge Leal que, desde o primeiro dia, esteve envolvido na restrita equipa que, juntamente com McNamara, perseguiram o sonho de confirmar a Nazaré como um dos maiores spots de ondas gigantes do mundo.
O fotógrafo abre agora o seu vasto repositório ao público, numa mostra imersiva de registos fotográficos, projeções de vídeo e sons, reveladoras não só da estética e da beleza crua e intempestiva do mar da Nazaré, mas também dos múltiplos desafios técnicos e de escala tão característicos da fotografia de surf. O arquivo de Jorge Leal apresenta imagens icónicas, únicas, artísticas e tecnicamente difíceis de ‘eternizar’ e que representam um testemunho único do conhecimento do espaço e do objeto retratado.
Nesta exposição é possível apreciar 32 fotografias, reveladoras de alguns dos momentos históricos da Nazaré, desde as suas ondas gigantes, aos momentos épicos de tempestade no North Canyon até aos surfistas que desafiaram as leis da gravidade e conseguiram surfar as maiores ondas das suas vidas, como Garrett McNamara, Hugo Vau, Maya Gabeira, Andrew Cotton, Sebastian Steudtner, entre outros.